domingo, 29 de janeiro de 2012

Efésio 4:13 Os quatro Altares da história de Abraão

Efésios 4:13 OS quatro altares da história de Abraão



Nosso crescimento espiritual, está descrito na Bíblia como um processo contínuo de apropriação do caráter moral de Cristo: Salomão diz em Provérbios 4:18 que a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito.
Salmo 84:5 Bem aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. O qual passando pelo Vale de Baca...( Baca: àrvore aromática que destila uma resina formando cristalizações semelhante a lágrimas). Esse nome tem signifição de choro ( Vale de Lagrimas).
Seria esse o mesmo vale que aparece em 2Sm 5:22,23 Como Vale das Amoreiras, também conhecido como vale de Refains Is 17:5( Vale de Gigantes) ... Faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques . Vão indo de Força em Força.
Paulo diz aos Romanos que o nosso crescimento é de Fé em Fé.
Rm 1:17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mais o justo viverá da fé.
A medida que nos entregamos a Cristo e confiamos a Ele toda a nossa vida, o nosso relacionamento com Deus vai se tornando cada vez mais profundo.
2Co 3:18 Diz que o nosso crescimento é de Glória em Glória.
Moisés não permitu que o povo visse o seu rosto, porque eles não estavam preparados para compreender a Glória de Deus.
O véu esteve posto por muito tempo de modo que o homem não podia compreender o propósito de Deus, por causa da dureza do seu coração: 2Co 3:16 Mais quando se converterem ao Senhor o véu se tirará.
Nós fomos chamados para refletir a glória de Deus, brilhando como astros na mundo Fl 2:15.
João diz que nos recebemos Dele Graça sobre Graça: Jo 1:16 E todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça.
A posição que Abraão alcançou diante de Deus nos ensina a viver uma vida de constante progresso e evolução espiritual.
Durante a sua caminhada de fé em direção a promessa de Deus, Abraaõ edificou quatro altares: O Primeiro altar, ele edificou em Siquém Gn 12:6,7 E podemos cama-lo de Altar da revelação: E apareceu o Senhor a Abraão, e disse: à tua semente darei esta terra. E edificou ali uma altar ao Senhor.
Deus queria ter um relacionamento pessoal com Abraão, e assim é para conosco. A medida que o Espírito Santo começa a trabalhar em nós.
O segundo altar, ele edificou entre Betel e Ai: Gn 12:8 E moveu-se dali para a montanha a banda do Oriente de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao Ocidente, e Ai ao Oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
Podemos cha-lo de altar da separação: Abraão deixou Ai para trás e tinha adiante de si Betel. Ai significa literalmente"monte de ruinas"enquando que Betel, "significa Casa de Deus".
O propósito de Deus através de Cristo é que sejamos separados de tudo o que hà no mundo.
A presensa do Espírito Santo em nós coloca o munda para trás. Paulo diz aos 2Coríntios 5:17 Que se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisa velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.
o mesmo Paulo diz aos Romanos 8:1 Que não hà condenação alguma para quem está em Cristo Jesus, que já não anda segundo a carne mais, segundo o Espírito.
Andando no Espírito podemos ver o que Deus tem preparado pra nós.
O terceiro altar, foi levantado por Abraão logo após a sua separação de Ló:Gn 13:18 Abraão armou as sua tendas, e veio e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor.
podemos chamar o terceiro altar de altar da comunhão.
Abraão pela oprdem tinha o direito de escolha, era o mais velho, mas, permitiu a Ló faze-lo.
Ló fez a escolha de alguém que não sabe o que é altar, que não confia na providência de Deus. Ló escolheu o que agradou seus olhos, sem levar em consideração as consequências.
Quem sabe oque é estar diante do altar não anda por vista, anda por fé. O terceiro altar foi edificado em Hebrom, que significa: comunhão.
Deus é fiel para suprir todas as nossas necessidades mesmo em terra seca e àrida.
O quarto altar, foi erguido no monte Moriá Gn 22:9 E vieram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou ali Abraão um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. Podemos chamar esse altar de Altar da adoração.
Oque vemos aqui é um homem completamente rendido a Deus, a ponto de sacrificar seu único e amado filho, um homem que amava a Deus a ponto de confiar em seus caminhos, um homem sensível a voz de Deus o ponto de discernir cada passo do processo doloroso, um homem que adorou no momento em que oferecia o que tinha de mais precioso, num exemplo de fé de entrega a Deus e de submissão a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário